Com força me impeliste para me fazeres cair, mas o SENHOR me ajudou. Salmos 118:13
Hoje dia 20 de maio, sábado do Senhor, estou com um pouco de paz no meu coração. Neste momento que escrevo este texto já faz um pouco mais de 3 semanas desde que minha esposa e eu saímos de nosso país (Brasil) e chegamos aqui no continente africano.
Poucos meses antes de sair do Brasil e até o momento da viagem, estávamos com muito estresse e desanimados da vida pois não tínhamos mais nada praticamente. Estávamos morando no país de Guiné-Bissau e tínhamos vendido e doado nossos pertences no Brasil. Então recebemos o chamado para servir em outro país, no sul da África. Tivemos que retornar ao Brasil para resolver questões de visto, exames e nos despedir dos familiares e amigos pois dessa vez a missão seria de 3 anos ou mais.
Quando nós retornamos, tivemos que ir para casa da sogra e a ideia era ficarmos pouco tempo por lá. No máximo uns 3 meses, até o visto de Moçambique estar pronto. Mas esses 3 meses começaram a ser 4, depois 5, 6 meses. E eu comecei a me questionar: será que Deus quer que eu vá ou o inimigo está tentando atrapalhar? Oramos pedindo uma resposta.
Um tempo depois, o casal de missionários que estavam morando onde iríamos morar no futuro foram roubados. Ladrões entraram no meio da noite com eles dentro da casa e levaram pertences do projeto e objetos pessoais incluindo os passaportes. Depois a missionária teve malária, na sequência a minha esposa teve dengue, e o clima na casa dos nossos familiares já não estava bom, pois já estávamos lá por muito tempo. Depois dessas coisas acontecerem percebi que era o inimigo que estava tentando nos desanimar da missão que o Senhor estava nos confiando.
Finalmente e graças a Deus conseguimos o visto. Mas quando estávamos fazendo o check-in no aeroporto de São Paulo, descobrimos que precisaríamos de teste de COVID-19 para embarcar e essa informação não estava no site. Então tivemos que ir às pressas procurar um laboratório para realização do exame pois estávamos sem tempo e correndo o risco de perdermos o voo. Mas Deus nos socorreu e fez com que embarcássemos naquele dia.
Uma semana depois que chegamos em Moçambique a Daniele teve um problema no implante dentário que se soltou. Ficamos preocupados pois estávamos distante da capital. Mas Deus mais uma vez nos deu o suporte e conseguimos ir até a capital encontrar um dentista.
Nessa semana que se passou eu recebi uma notícia infeliz, algo terrível que aconteceu à minha família no Brasil e que me deixou profundamente abalado emocionalmente. Entrei em desespero, sem saber o que fazer.
Agora vejo nitidamente a obra do inimigo contra a pregação do evangelho, ele está fazendo de tudo pra atrapalhar. Satanás odeia o evangelho de Cristo e ele se esforça para colocar o máximo de obstáculos possíveis no caminho dos missionários e daqueles que têm zelo pelo evangelismo. Mas Deus é soberano, Ele é muito maior em poder.
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. (1 Coríntios 1:9)
As suas orações apoiam espiritualmente os missionários e assim eles têm mais força para lidar com as muitas dificuldades que eles enfrentam.
Geovan e Daniele Machú são missionários de carreira em Moçambique desde 2023