Confesso que não era muito fã dessa palavra. Sou o tipo de pessoa que não gosta de sair da zona de conforto, mas como missionária acabo tendo muitas mudanças em minha vida.
Uma das minhas funções aqui em Bissau é ser professora do nível básico de português. Cada nível dura 3 meses. Lembro que no início foi muito difícil me adaptar, ensinar e me conectar com as duas turmas que tinha. Quando estava começando a desenvolver amizade com meus alunos, descobri que teria que encerrar com esta turma e iniciar com outra.
Confesso que fiquei inconformada, queria continuar com meus primeiros alunos no segundo nível e aprofundar meu relacionamento com eles. Mas graças a Deus, não foi segundo a minha vontade.
Quando iniciei as aulas com os novos alunos, aconteceu algo interessante. Minha turma antiga chegava em minha sala e falavam: “professora, trouxe meus irmãos para aprender com a senhora.” “Professora, meu primo e amigo vão estudar com a senhora nesse módulo.” Descobri que a minha frustração em relação a me afastar deles foi inútil, pois agora, além de conhecer eles, criei laços com seus amigos, vizinhos e familiares. Em vez da mudança me frustrar e me afastar dos antigos alunos, aconteceu de modo diferente, na verdade os nossos laços ficaram ainda mais fortes.
Então amigo, não caminhe só pelo que parece mais conveniente, pela zona de conforto ou mais fácil. Faço um convite a você para perguntar a Deus que mudanças que ELE planeja para sua vida neste final/início de ano e tenho certeza que você vai viver algo extraordinário.
Tamily Ramos serviu como missionária em Guiné Bissau durante o ano de 2023