Bem-vindo à AFM South America

Hoje eu estou feliz Talita. A Talita e seu paciente sorrindo depois de aprenderem algo importante

Hoje eu estou feliz Talita

Eu faço atendimento numa instituição chamada de Lar das Crianças como terapeuta ocupacional. Atuo em problemas comportamentais para preparar uma criança para permanecer na escola por maior período de tempo e fazer as atividades escolares com sucesso, sem comportamentos inadequados. E um dia ouvi dessa criança:
– Hoje eu estou feliz Talita!
– Que bom! Por que você está feliz?
– Eu estou feliz com você porque você está feliz comigo 🥰

Um incidente pode ser uma oportunidade

Em um certo dia eu percebi que ele teve escape de xixi, e isso aconteceu duas vezes, o que não era comum. Perguntei o que tinha acontecido, ele ficou receoso e quando insisti mais um pouco ele disse:

– Estou com medo porque Jesus está voltando.
– Por que você tem medo de Jesus voltar?
Ele não respondeu. Comecei a explicar que Cristo é o meu melhor amigo. Que Ele me ajuda inclusive quando estou com medo. Ele me ama muito e por isso confio nEle. E continuei dizendo que Ele nos ama, nos protege e quer nos levar para o céu para viver com Ele. Pois lá não existe medo, dor ou sofrimento.
Não sei se ele entendeu tudo o que eu falei, ou o que o fez sentir medo de Jesus voltar. Mas sei que ele tem muitos traumas, então pode ter associado com os medos reais que enfrenta.
Só sei que naquele momento eu senti uma impressão e um desejo de explicar sobre Jesus para ele. Reforcei muitas vezes que ele não precisa ter medo, que Jesus o ama, e que quando estamos com medo nós podemos orar e pedir para Deus nos ajudar, nos dar força e Ele nos ouve e nos atende.

Crianças aprendem rápido

Naquele dia, durante o atendimento, usamos alguns jogos, e em alguns momentos ele orou para que Deus o ajudasse a ganhar o jogo. Então agora, em vários atendimentos ele ora e pede ajuda a Deus. Por exemplo, quando está bravo fazendo atividades escolares que não gosta, ele começa a cantar hinos de louvor para acalmar, ou canta quando está feliz. E eu acho lindo ver isso!
No Lar ele tem influência cristã e aprende sobre Deus. Mas percebi o quanto podemos ensinar sobre Deus nas pequenas coisas do dia a dia. E também nos lembrar do quanto Deus nos ensina diariamente.

O melhor momento: hoje eu estou feliz Talita

Ele passou alguns dias nervoso, triste e frustrado com alguns acontecimentos na escola, que apontou recorrentes aspectos negativos sobre ele. Durante as tarefas escolares eu elogiei o bom comportamento dele e dei vários reforços positivos naquele dia sobre como ele estava fazendo e agindo nas atividades. Como resultado, ele começou a sorrir e me disse:

– Hoje eu estou feliz Talita!
– Que bom! Por que você está feliz?
– Eu estou feliz com você porque você está feliz comigo.
Naquele momento eu entendi como palavras de afirmação e reforço sobre algo bom, um sorriso, uma escuta e estar junto pode fazer toda a diferença na vida de uma criança.
O trabalho que eu estava fazendo, é na verdade uma influência para ele e para mim também. Pois essas coisas aconteceram num momento em que eu estava triste e refletindo muito sobre alguns aspectos pessoais da minha vida nos últimos meses. Então eu entendi que toda forma de trabalho é usada por Deus para alcançar pessoas e também para ver Deus agindo e falando conosco.

Talita Pedrini é missionária de curto prazo no Projeto Central Thai desde março de 2024.

×