Muito mais que vinho. qvevri georgiano

Muito mais que vinho

O país da Geórgia tem uma associação profunda e antiga com o vinho que remonta a milhares de anos, tornando-a uma das regiões produtoras de vinho mais antigas do mundo. A prática de fermentar suco de uva em vinho em grandes vasos de barro chamados qvevri (ქვევრი) é uma tradição que foi preservada por séculos, para eles é muito mais que vinho. O método de vinificação qvevri, onde cascas, sementes e caules de uva são fermentados juntos em grandes vasos de barro enterrados. Isso é designado como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

Vinho é muito mais que uma bebida

Essa bebida tem importância cultural significativa na Geórgia e está profundamente integrado aos costumes sociais e religiosos. Para os georgianos, beber vinho não é apenas mero costume; simboliza identidade nacional, orgulho, hospitalidade, tradição e conexão com a natureza e a terra. Não importa a celebração, o vinho está lá para a felicidade e o prazer de todos.

O vinho pode ser uma oportunidade

Esta imagem da cultura do vinho na Geórgia nos mostra que enfrentaremos alguns momentos difíceis relacionados a relacionamentos. Considerando nossos princípios e diferentes perspectivas sobre essa bebida. Por outro lado, teremos a oportunidade de testemunhar a vontade de Deus para nossos corpos de acordo com 1 Coríntios 6:19-20: “Vocês não sabem que seus corpos são templos do Espírito Santo, que está em vocês, o qual vocês receberam de Deus? Vocês não são de vocês mesmos; vocês foram comprados por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos.”

Alguém precisa ir: nós dissemos sim!

Como adventistas do sétimo dia, temos uma mensagem de saúde para pregar, mostrando o amor do nosso Deus. Os georgianos estão sedentos por essa mensagem. Eles a ouvirão somente se as pessoas estiverem dispostas a ir ou enviar outros. Você está disposto a nos enviar e ser nosso parceiro nessa missão?

Filipe e Isabela Gomez são missionário de carreira no Projeto Georgians desde 2024.

×