Bem-vindo à AFM South America

Templos budistas no Myamar

Quem são os não alcançados?

Crescer no Brasil é muito marcado pelo cristianismo. No Natal, vemos anjos e bebês Jesus em toda parte, as igrejas se abrem e canções de natal podem ser ouvidas celebrando o nascimento do Messias. Na Páscoa, somada a todo o chocolate e comilança, vem a lembrança do cordeiro e da libertação do Egito. Em cada cidade, por menor que seja você consegue encontrar uma igrejinha cristã e será bem-vindo ali. 

Além disso, é comum achar Bíblias e livros religiosos. Seja nas livrarias, nas mãos dos evangelistas de rua, nas gavetas dos hotéis ou nos bancos da igreja; é sempre possível achar uma bíblia em português para ler. Para quem não sabe ler, tem as rádios e canais televisivos que distribuem conteúdo religioso noite e dia. Tem ainda os diversos sites onde você pode encontrar sermões prontos, comentários bíblicos e meditações sobre a palavra de Deus. 

Percebeu como tudo à sua volta facilita o conhecimento sobre Cristo? Pois é, quase metade do mundo não tem nada disso disponível. Esses são os não alcançados. Para eles, não existem igrejas ao redor, nem bíblias aos montes, nem cristãos que os convidem para almoçar ou músicas que falem de Jesus. Na realidade, é muito fácil encontrar alguém na Janela 10/40 que esteja sendo 100% sincero ao perguntar: Quem é Jesus? 

Essas pessoas são cercadas de barreiras que impedem a propagação orgânica do evangelho. Sim, irônico! Jesus nasceu e cresceu no seio da Janela 10/40 e hoje nós aqui no Brasil sabemos sobre Ele enquanto muitos naquela região o desconhecem por completo. Ao todo são quase 7 mil povos não alcançados, o que é por volta de 3 bilhões de pessoas. Sim, 3 bilhões de pessoas. Sabe quantos missionários são enviados aos não alcançados por ano? Menos de 10% de todos que decidem servir. A grande maioria vai para povos que já conhecem o evangelho ou que tem recursos suficientes para conhecer se quiser. 

Além disso, as missões feitas entre não alcançados são muito mais caras, pois não conseguem contar com o apoio da igreja local já que não há igreja local. Ainda assim, menos de 5% de todas as ofertas e doações feitas para projetos missionários transculturais é feito para projetos entre os não alcançados. Isso tudo levando em consideração todas as igrejas cristãs juntas. O desafio é enorme e infelizmente é inversamente proporcional ao atual esforço feito pelo povo de Deus. 

Você quer saber mais sobre os povos não alcançados? Um dos principais materiais é o site Joshua ProjectEste site é um ministério de pesquisas e materiais de apoio sobre os não alcançados. Além disso, leia as histórias aqui do blog e entenda melhor sobre a cultura deles e como é ser um missionário aos não alcançados. 

×