O número de crianças e jovens em Guiné-Bissau é muito grande. Por todos os becos e ruas em que andamos as encontramos brincando ou mesmo trabalhando nas atividades domésticas. Mesmo assim, muitas vezes elas não são vistas pela sociedade. Restringem seu papel apenas àqueles que devem pegar água no poço, varrer, lavar roupa, cuidar dos animais, etc. Deus abriu os nossos olhos para que essas crianças e jovens fossem alvo do nosso trabalho aqui. Com isso, vimos Deus abrindo os olhos do Levi da forma mais literal possível.
Novas estratégias
Começamos a orar e pensar em estratégias para alcançar essas crianças e jovens. Então, trabalhamos com os clubes de aventureiros e desbravadores. Depois começamos a oferecer cursos de idiomas, reforço escolar, atendimentos médicos entre outras coisas. E assim, conhecemos o Levi. Uma criança adorável, muitíssimo educado e também tímido, mas que demonstrava muito interesse pelas coisas de Deus.
O Levi iniciou no clube de aventureiros, depois se tornou desbravador e participa ativamente das nossas classes bíblicas. Geralmente durante os estudos lemos algumas porções do texto bíblico, e percebemos que o Levi tinha dificuldades com a leitura, ele enxergava com dificuldade.
O menino Levi
Decidimos levá-lo para fazer um exame de vista. E logo constataram que ele tinha miopia altíssima (mais de 4 graus em um olho e 5 no outro). Sua família não teria condições de comprar os óculos que ele precisava. Daí resolvemos comprar.
A alegria do Levi ao usá-los pela primeira vez foi impressionante. Quando ele leu com seus óculos pela primeira vez foi um momento emocionante para ele e para nós também. Vimos o Levi lendo com facilidade, apreciando cada palavra da Bíblia como quem come uma deliciosa refeição.
Abrindo os olhos espirituais
Diversas pessoas em Guiné-Bissau não enxergam, não entendem os maravilhosos planos que Deus tem para a vida delas. Muitos têm a visão bloqueada pelas crenças tradicionais, pelas feitiçarias, pelas cerimônias. Dessa maneira o nosso trabalho ganha ainda mais significado e importância.
Não estamos aqui para comprar óculos para as pessoas. Estamos aqui para ajudá-las a enxergar o único caminho para a felicidade plena. Enxergar o único caminho para a vida eterna. Os óculos não são mais do que uma ferramenta, para que jovens e crianças como o Levi, tenham a oportunidade de conhecer melhor os propósitos de Deus para eles.
Abrindo os olhos para o nosso papel
Como usaremos os recursos que Deus tem nos dado para abençoar as pessoas? Além do ponto de vista material, temos de usar nossos recursos de forma intencional. Como missionários (todos nós), somos responsáveis por fazer a Mensagem chegar claramente diante de milhões de pessoas não alcançadas. Não podemos nos furtar dessa responsabilidade, seja indo, orando ou contribuindo.
Nossa oração e propósito agora é ajudar o Levi, para que ele continue crescendo na fé. Que ele também possa abrir os olhos de outras pessoas para compreenderem a maravilhosa mensagem da salvação.
Vanius Dias é missionário de carreira no projeto Geba Animists desde abril de 2021.