Bem-vindo à AFM South America

Missionário sorrindo para camera com nativo do Camboja antes do jantar que está a mesa

A semente germinando

Em 1 Coríntios 3:6,7 o apóstolo Paulo diz: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Quando estamos no campo missionário, ter isso em mente, nos ajuda a entender o processo e nosso papel nele. Então nos esforçamos para plantar, nutrimos a semente germinando e nos alegramos com os frutos que outros plantaram e nós estamos apenas colhendo.

Usando os dons que tenho

Eu sou brasileiro e decidi dedicar minha vida como missionário transcultural, nesse ano Deus me conduziu para o Camboja. Onde a maioria da população é não alcançada, 96% seguindo o budismo. O idioma é o Khmer (quimai), totalmente diferente do português e bem complicado para aprender. Aqui eu sou professor de inglês. Essa foi a maneira que a AFM encontrou para que pudesse me conectar com as pessoas.

Em uma das aulas de inglês, estávamos falando sobre lei. Comparei “lei” com “mandamento” e disse que na bíblia tinha a lei dos Dez Mandamentos do nosso Deus. Um dos alunos ficou curioso e pediu para que eu explicasse mais sobre o assunto.

Regando a semente

Veasna* é um garoto de família budista que não segue nenhuma religião ativamente. O Espírito Santo plantou a semente da amizade entre nós. Sempre que possível ele vem me visitar, comemos juntos e conversamos sobre a vida.

Antes das refeições eu costumo orar e o Veasna já sabia disso. Então, um dia, antes que começasse ele perguntou se poderia dirigir a Deus aquela oração. Meu coração se alegrou muito. Pode parecer algo simples, uma oração agradecendo pelo alimento, porém em um contexto budista isso significa muito. Foi muito importante para mim, pois pude ver que a semente plantada anos atrás por outros missionários estava germinando.

Deus dá o crescimento

Sinto que Deus me conduziu através das aulas para tocar em assuntos importantes para Veasna. Agora, eu estou prestes a ir embora do Camboja. A semente que foi plantada em Veasna por outro missionário, foi regada e podada por mim, mas não ficarei tempo suficiente para ver essa árvore frutificar. Será que Deus está chamando você para colher esse fruto e seguir semeando aqui?

Gustavo Silva, é missionário estudante no Projeto Pnong desde março de 2023.

*Veasna é um nome fictício, porém comum no Camboja.

×