Bem-vindo à AFM South America

caminhadas de oração levam a um delicioso almoço de sexta feira

Caminhadas de oração

Caminhadas de oração no Maghreb: semeando fé nas ruas

Uma das práticas que cultivamos aqui no Maghreb são as caminhadas de oração. Escolhemos um bairro, andamos pelas ruas e simplesmente oramos. Pelas casas, pelas famílias, pelas pessoas, mesmo sem conhecê-las.

É um ato de fé silencioso. Às vezes, vemos frutos imediatos como um sorriso, surge uma conversa, uma oportunidade de falar sobre Jesus. Mas outras vezes, nada acontece. Pelo menos, aparentemente.

O dia em que a resposta chegou depois

Algum tempo depois de uma dessas caminhadas, entrei em uma lojinha perto da minha casa, e encontrei uma costureira muito simpática. Estava procurando algo simples e acabei comprando um pijama. Enquanto conversávamos, ela me surpreendeu com um convite: queria que eu e minha dupla missionária fôssemos almoçar na casa dela, numa sexta-feira.

Esse é um dia especial para os muçulmanos. Então é comum prepararem cuscuz e demonstrarem generosidade, especialmente com convidados. E claro que nós aceitamos o convite com alegria.

Reconhecendo a casa: um momento de surpresa

Quando chegamos na casa dela… veio o choque. Porque era exatamente uma das casas pelas quais havíamos orado dias antes!

Naquele momento, sentimos com clareza que Deus já estava agindo. Mesmo quando pensamos que nada havia acontecido, o céu estava em movimento.

Conhecendo a família da Nádia*

Então naquela tarde, conhecemos a família da Nádia*, que tem uma filha que fala alguns idiomas além do árabe, o que nos permitiu conversar em inglês e compartilhar mais da nossa fé de forma respeitosa.

Falamos, por exemplo, sobre o sábado, que é o dia que consideramos sagrado. Foi uma conversa profunda, sem pressa, cheia de escuta e curiosidade mútua.

Como resultado, a Nádia* se tornou muito mais do que uma vizinha. Com o tempo ela virou uma das nossas mães aqui no Maghreb. Alguém que nos acolhe, ajuda, ouve. Virou parte da nossa vida missionária.

Deus sempre responde as orações, mas nem sempre do nosso jeito

Essa experiência me lembrou de algo precioso:
Mesmo quando achamos que “nada aconteceu” após uma oração, Deus já está alinhando os encontros que podem transformar vidas, inclusive a nossa.

Aqui no Maghreb, temos aprendido que o evangelismo mais poderoso acontece no ritmo da amizade, da presença, da oração silenciosa. E quando o céu responde, é sempre no tempo certo.

Ana Paula* é missionária de curto prazo no Projeto Maghreb desde março de 2025.

* Nomes fictícios por questões de segurança.

×