Bem-vindo à AFM South America

vila no alto da montanha nas filipinas

No alto da montanha

Aqui no projeto Palawan, além de uma escola, a AFM mantém uma clínica médica com uma enfermeira para atendimentos e medicamentos para a comunidade que vive no alto da montanha. O hospital mais próximo fica há três horas de caminhada montanha abaixo.

Eu moro em uma região mais afastada da clínica e estava tendo um dia super calmo. Era por volta de 17h30min, peguei minha mochila e fui para casa preparar uma panqueca com cobertura de banana e caramelo, para combinar com o dia gostoso que estava tendo.

Mais um acidente

Tudo ia muito bem e de acordo com o planejado. Eu já estava deitado, quase dormindo, quando uma voz veio gritando ao longe me chamando: Sir Kelsion, Sir Kelsion! E por experiência eu já sabia o que era. A única razão para qualquer pessoa aparecer às 21h na minha casa era que algum paciente teria que ser carregado para o hospital na cidade. Isso já havia acontecido algumas vezes, então eu já comecei a me trocar e fui o mais rápido que pude.

Chegando na clínica eu vi o paciente. Ele teve uma crise epilética enquanto cozinhava e acabou caindo por cima da panela com água fervente. Isso comprometeu mais da metade do seu corpo, as enfermeiras fizeram o possível com o que havia disponível, mas ainda assim ele teve que ir para o hospital.

Do alto da montanha para o hospital

Como eu sou um dos únicos homens trabalhando aqui como missionário, fui encarregado de levar o paciente pra cidade. E claramente não conseguiria fazer isso sozinho, então corri na casa de alguns nativos que moravam mais “próximos” da clínica e pedi ajuda. Começamos a descer a montanha com o paciente por volta das 22h30min, eu e mais 5 homens o mais rápido possível.

As enfermeiras entraram em contato com o hospital para solicitar a ambulância. Chegamos ao ponto mais próximo, onde carros conseguem trafegar por volta da meia noite, e a ambulância já estava à nossa espera. Após todo o atendimento primário, nós voltamos para o alto da montanha e a ambulância seguiu pro hospital levando o paciente e uma das enfermeiras.

Cansado, mas feliz!

Quando cheguei em casa já tinha dado 9.477 passos às 2h18 da manhã e eu tinha apenas algumas horas até que precisasse levantar para seguir minhas atividades. Mas agradeci a Deus por me dar forças todos os dias no campo missionário, por ter ajudado aquele homem a aliviar suas dores. Eu clamei a Deus que aquele sofrimento se transformasse em um testemunho do poder e milagre do Senhor.

O convite precisa ser entregue

Jesus passou por muita dor e sofrimento para que todos nós tivéssemos a certeza de que a nossa dor é momentânea. Nas montanhas inóspitas do Palawan, Deus tem trazido missionários ano após ano para cuidar de Seus filhos aqui. Para evitar uma morte precoce e desnecessária e lhes dar a chance de conhecer O médico dos médicos.

Cristo estendeu o convite para a vida eterna a todos. Mas muitos ainda não receberam esse convite. Apresente a Sua mensagem para que esse dia chegue muito em breve.

Kelsion Santos é missionário estudante no Projeto Palawan desde março de 2023.

×