Chegou a Páscoa na Janela 10/40. Por isso, nós passamos duas semanas planejando uma reflexão de Páscoa e almoço em nossa casa para alguns vizinhos e conhecidos. Mas, os dias que antecederam o final de semana Pascoal foram intensos para nós. Tivemos diversos contratempos que pareciam sugar toda a nossa energia e tirar nosso foco do que faríamos naquele sábado.
A Páscoa chegou na Janela 10/40
Recebemos convidados especiais. Pii Ven, Pii Ten, Yai Déng e Kon Kuan vieram até a nossa casa no sábado. E após uma breve reflexão sobre o sacrifício de Jesus nós compartilhamos um almoço simples mas gostoso.
Uma conversa genuína
Naquela tarde Pii Ven e eu ficamos conversando e ela me explicou um pouco mais sobre sua crença como budista. Em primeiro lugar, me contou que doa dinheiro para o templo — que fica a 300 metros da nossa casa— e faz obras para garantir que por mérito próprio tenha uma boa sorte — Karma — e prosperidade.
Depois ela me falou sobre sua crença na reencarnação e como ela acredita que o mundo foi criado por Naga — uma serpente com duas partes — que até hoje mora no rio Mekong. Em suma, eles acreditam que foi Naga, quem por meio de bolas de fogo que saíram do rio criou tudo (natureza, pessoas, animais). Naquela tarde entendi o motivo de tantas estátuas de serpente aqui na cidade de Nong Kai e também a relevância para eles dos elementos como água, fogo e terra.
Ahh agora eu entendi!
Ela me contou o propósito da famosa festa das lanternas. Esse é um feriado budista muito importante chamado de Loi Kratong. Ou seja, nesse dia específico os budistas levam oferendas ao rio e junto com a Kratong (oferta), colocam (ou pelo menos esse era o hábito antigamente) um pedaço de unha da mão, unha do pé, uma mecha de cabelo e uma moeda de prata. Isso serve como uma oferta de paz e adoração a Naga. Além disso, me explicou que as lanternas no céu são símbolos das bolas de fogo por meio das quais Naga criou a terra. Então esse ritual é uma forma de agradecer e adorar Naga e os espíritos antigos.
Deus trabalha de muitas formas diferentes
Durante aquela tarde nós conversamos sobre nossas famílias e ela, com lágrimas nos olhos, me disse que sentia muito orgulho da filha mais velha. Ela mora na capital e trabalha como professora de Geometria. Antes que o dia acabasse Pii Ven me contou que tem uma sobrinha que é cristã. Imediatamente perguntei se ela poderia me apresentar a essa sobrinha, pois estava curiosa para saber qual a referência de cristianismo que minha amiga tinha.
Poucas horas depois, a sobrinha e uma amiga chegaram em nossa casa. Conversamos com o pouco que pude falar em tailandês, e percebi que são cristãs de uma igreja pentecostal que há aqui na cidade.
Naquela tarde junto com aquelas três mulheres tailandesas fizemos nosso primeiro DBS (discovery Bible study). Estudamos o salmo 91.
Missão é sempre sobre alguém
Embora esse não seja um feriado Tailandês e a maioria das pessoas aqui desconheçam a existência e significado do cordeiro pascal. Nessa tarde, essas mulheres se aproximaram um pouco mais da salvação que só Cristo oferece através da Sua Palavra.
Missão é sempre sobre alguém, sobre as pessoas, suas lutas e alegrias.
Uédila e Henrique Patrocínio são missionários de carreira no Projeto Central Thai desde 2023.