Bem-vindo à AFM South America

Da escravidão à liberdade. O jovem Chris sentado à mesa após um estudo da Bíblia com os missionários.

Da escravidão à liberdade

Há alguns meses conheci aqui em Guiné-Bissau um jovem motorista de taxi chamado Chris e fizemos uma boa amizade. Ele já teve algum contato com o cristianismo, mas manifestou desejo de aprender mais sobre a Bíblia e assim iniciamos os estudos. Todas as segundas-feiras o Chris vai até minha casa, almoçamos juntos e depois estudamos a Palavra de Deus. Com isso, temos feito muitas descobertas sobre o plano de Deus para a vida desse jovem. Deus o mostrou como ir da escravidão à liberdade.

A barreira da cultura

Uma das dificuldades que enfrentamos para apresentar a Palavra de Deus para as pessoas em Guiné-Bissau é a cultura. Em geral os guineenses acreditam que as coisas que falamos e ensinamos são da “cultura dos brancos”, coisas que para eles não fazem sentindo e em alguns casos chegam até a dizer que a evangelização é uma maneira de escraviza-los novamente. Infelizmente a história não está a nosso favor nesse sentido, o Chris e muitas outras pessoas pensam dessa maneira.

Da escravidão à liberdade

Em um dos estudos falamos sobre os Dez Mandamentos (Êxodo 20) e suas
implicações em nossa vida, relacionamentos, práticas e costumes. Comecei a
demonstrar para o Chris como viver em harmonia com os Mandamentos pode ser benéfico para nós em todos os aspectos – social, familiar, espiritual, econômico etc.

Durante o estudo percebi que ele estava pensativo e até incomodado e não
demorou muito, o Chris pediu a palavra e disse algo muito impressionante.

– Pastor, desculpe, mas deixa eu ver se entendi. Quer dizer que tudo que eu ouvi até agora de que o branco quer nos escravizar, quer destruir nossa cultura, quer mudar nossas práticas, não é nada disso. Isso está tudo na Bíblia, não é o estrangeiro que quer nos mudar, mas sim Deus. Ele quer transformar nossa mentalidade de acordo com sua Palavra. Como ninguém nunca me explicou isso?

A verdade vos libertará

Naquele momento pedi que ele lesse João 8:32 que diz: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, então os olhos do Chris se encheram de lágrimas. Ele estava encontrando a liberdade na Palavra de Deus.
O Chris está frequentando a igreja regularmente e já está envolvido em muitas
atividades. Esperamos que em breve ele seja batizado, aprenda ainda mais sobre a verdadeira mensagem bíblica e possa compartilhar isso com outras pessoas que necessitam de liberdade tanto quanto o Chris.
Existem ainda, como o Chris, muitas pessoas a serem resgatas pelo evangelho eterno e você pode ser também um canal de bençãos para que isso aconteça. Junte-se a nós nessa obra espetacular de alcançar pessoas e plantar igrejas!

Vanius Dias é missionário de carreira no Projeto Geba desde abril de 2021.

×