Desde pequena meu sonho sempre foi ser escritora. Aos 15 anos escrevia romances e poesias. Como resultado disso, aos 18 anos tive meu primeiro encontro com Deus durante uma campanha de colportagem. Eu disse a Ele que desistiria do meu sonho de ser escritora para viver o sonho Dele para mim, eu teria uma vida dedicada à missão se esse fosse o plano Dele para mim. Para isso, queria estudar psicologia, pois na época estudava para ser professora.
Eu prometi uma vida dedicada à missão e Ele não esqueceu
Muitos anos se passaram e esqueci completamente daquela oração. Depois disso, muitas coisas aconteceram, como por exemplo, eu ter ganhado uma bolsa para estudar psicologia de graça. Enfim, durante meu último ano de faculdade, menos de dois meses antes de me formar, o presidente da AFM Brasil veio à minha cidade. Quando ele falou sobre a missão na janela 10/40, Deus me lembrou daquela oração de quase 12 anos atrás. Basicamente eu pude ouvir claramente Deus dizendo: “Você já tem um diploma de psicologia. E agora?” Eu comecei a chorar.
Lavei as mãos como Pilatos!
Quando voltei para casa contei ao Geovan, meu marido, o que aconteceu. Antes de nos casarmos, eu disse a Geovan que queria ser missionária. Então a vida aconteceu e nunca mais falamos sobre isso. Tínhamos uma vida confortável, bons empregos e um ótimo salário. Quando toquei no assunto novamente depois de ouvir o pastor e depois ouvir Deus me lembrar da minha promessa, Geovan respondeu simples e diretamente: “Não”.
No fundo, eu também não estava disposta a abrir mão daquela vida confortável para ser missionária. Então, mentalmente, orei: “Deus, se você realmente quer que eu vá, convença-o. Não vou insistir. Sou uma pessoa insistente. Mas simplesmente lavei as mãos, como Pilatos, e disse a mim mesmo que não seria minha culpa. Eu obedeceria, se Geovan quisesse ir.
Eu prometi e Ele me fez cumprir
Um mês depois, sem que eu dissesse mais nada, Geovan se aproximou de mim e falou: “Se você realmente quer ir, eu irei com você”. Imediatamente nos inscrevemos na AFM e passamos pelo processo de arrecadação de fundos e treinamento. Sem dúvidas Deus liderou tudo. Porque Ele nos levou à Guiné Bissau para servir como missionários de curto prazo em 2022.
Geovan costuma dizer que caiu em missões por minha causa, porque ele nunca sonhou em ser missionário fora do nosso país. Mas hoje, ele não consegue mais se imaginar em outro lugar que não seja o campo missionário, onde quer que Deus nos envie.
Uma vida dedicada à missão
Agora, Deus nos chamou para liderar o projecto Tonga em Moçambique como missionários de carreira. Então vamos continuar o trabalho dos Hicks de plantar igrejas aqui, ajudar as pessoas necessitadas nesta terra empobrecida e talvez até desenvolver um programa para os jovens. Já que a igreja aqui é muito jovem e cheia de pessoas sedentas de esperança. Podemos apresentá-los à maior esperança de todas, Jesus.
Daniele Machú é missionária de carreira no Projeto Tonga desde abril de 2023.