Bem-vindo à AFM South America

A satisfação no pouco - Nativos palawanos se divertindo com um brinquedo feito de bambo

A satisfação no pouco

Eu vivo no alto de uma montanha em Palawan. A vida aqui é simples. Moro em uma casa feita de bambu e madeira; tenho um colchonete – uma versão mais simples do colchão convencional -; tenho poucas opções de roupas; meu banho é com balde, pois não tenho chuveiro; minha comida geralmente é simples, porém, tenho o privilégio de comprar alimentos na cidade e ter outras opções. Como Paulo, tenho aprendido sobre a satisfação no pouco.(Fl. 4:11-12)

Conforto não é sinônimo de satisfação

Existem muitas coisas difíceis para quem estava acostumada com o mínimo de conforto como eu. Por isso tenho aprendido uma das maiores lições: ter alegria no pouco.

Os nativos (Palawanos) sempre tiveram uma vida simples. Por exemplo: muitas vezes comem apenas uma coisa nas refeições (arroz ou mandioca), não possuem variadas opções no prato, ricas em nutrientes. Além disso, muitos andam descalços e vestem roupas desgastadas, as crianças não têm brinquedos. A casa que vivem também é simples e muitos não possuem água próxima de sua casa. Se ficam doentes devem procurar a clínica em Kamantian ou o hospital na cidade (caminhada de horas descendo as montanhas).

A satisfação no pouco nos dá um espírito alegre

É uma vida difícil, mas existe alegria. As crianças se divertem com coisas simples, fazem um bambu virar um brinquedo. A criatividade aflora e podem se satisfazer com a grama cortada, em correr, pular ou em uma poça de lama em dia chuvoso. Conseguem ter um sorriso solto, gentileza, ajudar sempre que alguém precise ou oferecer a melhor parte da comida para um visitante.

É impressionante como sentem alegria mesmo no pouco. Isso é um exemplo contra um espírito de murmuração, a grosseria e um semblante descontente. E um constante lembrete sobre a satisfação no pouco.

“É precisamente nessas situações tão dolorosas – ter o que você não deseja, desejar de todo o seu coração algo que você não tem – que a ação de graças pode preparar o caminho para Deus nos mostrar sua salvação” – O Sofrimento Nunca é em Vão

A gratidão honra a Deus!

Acima de tudo, uma vida de entrega que tem o Senhor como Sustento e Guia, é o maior testemunho que podemos dar a alguém. Então, em momentos felizes ou tempestuosos, sabemos que o mesmo Deus que criou todas as coisas, nos reveste de força e de esperança para vencer.

Hoje é um dia que o Senhor fez para você. Há esperança, graça e perdão. Portanto, alegre-se nEle.

Patrícia Santos é missionária de curto prazo no Projeto Palawan desde março de 2024.

×