Visitando um homem nas montanhas de Palawan-Filipinas, conheci um instrumento diferente. Até arrisquei em tentar tocar, mas aquele homem era muito melhor nisso. Perguntei se ele sabia alguma música para tocar e ele respondeu: -“É como um pássaro! Não há palavras, apenas o som.”
Um pássaro? – eu me perguntei – E percebi a beleza que existe nessa frase. O louvor a Deus está em tudo que existe. Como por exemplo no som das árvores balançando, na gargalhada de uma criança, no coração batendo, nas ondas do mar e no canto de um pássaro.
A influência da música
Já ouviu um louvor tão lindo que tocou o seu coração? Um louvor que é resultado de anos de estudo, treino, com os melhores instrumentos e boa afinação?
Não posso negar que a música é uma influência poderosa e pode nos aproximar do Criador do Universo. Deus ama o som se expandindo no espaço vazio. No silêncio existe calmaria, mas no som existe vida, beleza e poder.
“As árvores altaneiras, os amoráveis pássaros, entoando seus alegres cantos de louvor ao Criador, falam-lhes aos sentidos da bondade, misericórdia e benevolência de Deus. Cada folha e flor com seus variados matizes, perfumando o ar, ensina-lhes que Deus é amor” – OC, página 30.1
Como de um pássaro é o louvor aceitável
Um louvor aceitável a Deus é a rendição do nosso ser a Ele. Por isso a nossa vida deve ser um testemunho vivo do amor e da alegria de servir a Deus. Sendo assim, a beleza da vida não está em um palco, em ser aplaudido ou em grandes acontecimentos. Eu encontro a beleza no simples, no comum e as vezes precisa olhar várias vezes para percebê-la, pois a beleza reside nas entrelinhas.
Ofereça o seu louvor, sua adoração (sua vida) com o que tem, mas sempre esteja disposto a oferecer melhor do que antes.
O Teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Eu te bendirei enquanto eu viver, e em teu nome levantarei minhas mãos (Sl. 63:3-4).
Patrícia Santos é missionária de curto prazo no Projeto Palawan desde março de 2024.