Sempre acreditei que Deus revela seu amor por nós através do carinho dos seres criados. Aqui no campo missionário isso se tornou ainda mais claro para mim. Todos os dias quando acordo, peço para sentir a presença de Jesus de alguma maneira, e Ele tem respondido de formas muito interessantes.
Nas montanhas do Palawan
Estou servindo nas montanhas do Palawan. Um projeto que tem mais de 30 anos, muito bem estruturado. Tem escola, clínica e igrejas espalhadas por 5 montanhas diferentes. É uma bênção. Meu papel especificamente é cuidar da parte odontológica do pessoal, pois sou dentista. Mas também exerço outros papeis.
Sem distrações posso sentir a Presença
Minha casa é feita de bambu, as camas e móveis também. Aqui não temos energia o tempo todo, só quando tem sol ou quando chove muito, porque temos energia solar e hídrica. Mas em dias nublados, não temos energia quase o dia e a noite toda. Até existe um gerador, mas é bem difícil conseguir gasolina, então só ligamos quando é realmente muito necessário.
Aos domingos eu subo a montanha pra ter Internet e ligar pra minha família. Confesso que fica até mais fácil orar, sem as muitas distrações que tinha no Brasil. E Deus tem me feito sentir a presença e claramente seu cuidado e amor por mim.
Ele me fez sentir
Quando estou com dificuldade para dormir, Ele envia um gatinho que não confia em ninguém mais para surpreendentemente se aninhar ao meu lado na cama. Se estou triste durante o dia, traz uma criança para, sem dizer uma palavra, me dar um abraço apertado enquanto caminho para o culto matinal. E ao final do dia, sempre tem um cachorrinho aleatório muito animado me esperando no caminho para casa.
É como se Ele dissesse “estou aqui” o tempo todo através da sua criação. Hoje, um macaco filhote apareceu na clínica. Perdido e sozinho. A primeira vez que me viu, se agarrou em meus braços e, pasmem, até me deu um abraço. Achei incrível como Deus pode usar seres irracionais, que não sabem dizer uma palavra, para expressar um amor tão profundo.
Amada
Eu, como qualquer missionário, sinto um turbilhão de sentimentos diariamente. Saudade, angústia, solidão. Mas meu Paizinho sempre encontra um jeito de me lembrar que sou amada por Ele. Sozinha eu nunca mais vou andar.
Mariana de Castro é missionária de curto prazo no Projeto Palawan desde março de 2024.